ANO XXIII - Nº 1083 - 9 de abril de 2014

Estou em: Home Informativos (2011) Informativo 962 Curso demonstra experimentos de eletricidade
Curso demonstra experimentos de eletricidade Imprimir E-mail

alt

O curso Eletromagnetismo no Cotidiano, organizado, na semana passada, pelo Programa de Pós-Graduação em Física, abordou conteúdos sobre eletricidade de forma teórica e prática. Apresentou experimentos simples e baratos que podem ser executados em aulas de Ciências do ensino fundamental e médio. Segundo o pesquisador Luiz Antonio de Oliveira Nunes, da Universidade de São Paulo/São Carlos, o mesmo curso já foi ministrado para cerca de 5 mil professores de várias regiões do Brasil.

Nesta edição, cerca de 50 professores do ensino médio de Maringá e região participaram das atividades na UEM. Nivaldo Bertolini, professor de Física em Sarandi, foi um dos participantes. Para ele, a grande dificuldade no dia-a-dia da escola é envolver os alunos quando eles não acham a matéria interessante e o assunto está distante de seu cotidiano. Nesse sentido, o curso trouxe subsídios para as aulas, com experimentos simples. Explica que são totalmente aplicáveis, tanto funcional como financeiramente. Destaca que servirão como fontes adicionais.
Vera Lúcia Bulla, professora de Ciências no ensino fundamental, aprovou a metodologia desenvolvida e as práticas executadas. Disse que o curso acrescentou bastante, mesmo para ela que não é dessa área específica. Sua graduação foi em Ciências Biológicas e especialização em Metodologia de Ensino. Vilma Biandola, coordenadora de Física da Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Maringá, acredita que a proposta foi muito boa. Proporcionou uma metodologia diferenciada para trabalhar com o aluno despertando maior interesse e participação nas aulas.
Os experimentos desenvolvidos no curso também estão no livro Física em Casa, escrito por Nunes e Alessandra Riposati Arantes. Segundo Nunes, o livro pode ser usado como material de apoio nas escolas e também por qualquer cidadão. Ele está disponível para download gratuito pelo site http://www.lla.if.sc.usp.br/ensino/livro.htm.
Para Nunes, a aversão a Ciências pelos alunos é causada pela própria escola. Justifica a colocação dizendo que toda criança é naturalmente curiosa e que a metodologia utilizada vai bloqueando o interesse pela área. Para ele, é preciso mostrar que a matéria é legal. Disse que, hoje, a abordagem experimental é muito barata. Cita que todo material dos experimentos do livro não passam de R$ 100. Basta a escola estar disposta a fazer.