Assessoria de Comunicação Social - Ano XIV nº 633 - 14 a 19/4/2004

UEM mantém vestibular para todos cursos

Decisão de manter vestibular para todos os cursos foi aunciada no dia 8

A administração da UEM decidiu que realizará o vestibular de 2005 para todos os cursos, incluindo os 20 criados a partir de 2000. A decisão foi comunicada, no dia 8, pelo reitor Gilberto Pavanelli aos diretores de centros, chefes de departamentos e coordenadores de colegiado dos novos cursos.
O reitor repassou também o resultado de sua visita e do vice-reitor Angelo Priori à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba, no dia 6.
Segundo o reitor, a única certeza dada pelo secretário Aldair Rizzi foi a de que a UEM poderá contratar 105 professores, por meio de teste seletivo. Um estudo feito pela Pró-Reitoria de Ensino aponta, porém, que haveria a necessidade de se contratar pelo menos 135 docentes. As contratações foram autorizadas por meio de um decreto assinado pelo governador Roberto Requião. Para o reitor, embora o Estado tenha liberado 30 contratações a menos do que a universidade necessita, será possível amenizar a situação diante da cota de contratações liberada.
Em visita a Assembléia Legislativa, o reitor, que estava acompanhado de Priori; da pró-reitora de Ensino, Sônia Benites; e do assessor de Planejamento, José Roberto Pinheiro de Melo, recebeu a informação do deputado Tadeu Veneri (PT) de que o parlamentar promoverá, em Maringá, uma audiência pública para discutir a situação da UEM. A mesma audiência já foi realizada para debater a UEPG e a Unicentro. Veneri é o presidente da comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
Sobre a realização do vestibular para os novos cursos, Pavanelli lembrou a existência de duas resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o assunto (uma que autoriza o concurso e outra que define o calendário).

Alunos divulgam manifesto em apoio ao Nupélia

Servidores e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia) receberam apoio, por meio de manifesto, divulgado no dia 6, de alunos de pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), alunos da graduação, bolsistas e estagiários em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao Nupélia, bem como mestres e doutores já diplomados pela Instituição.
O manifesto aponta sua solidariedade e sua defesa aos denunciados pelo Ministério Público Estadual e que tiveram as suas vidas privadas e profissionais expostas ao escárnio e à execração pública, antes de qualquer decisão definitiva da Justiça e antes mesmo de serem intimados ou citados para qualquer ato judicial. Demonstrou indignação com a divulgação prematura, pela imprensa estadual, por meio de nota da Assessoria de Comunicação do MP, de um processo ainda não apurado, de meras denúncias de suspeita.
Cientes de que, na execução dos projetos de pesquisa, foram utilizados recursos provenientes das solicitações de diárias questionadas pelo MP e, certos de que não houve apropriação indébita e, muito menos, lesão ao Patrimônio Público, os alunos se sentiram compromissados a redigir o manifesto “na defesa da honra e integridade moral dos professores”.
De acordo com o documento, “são vinte anos de pesquisa, de construção e formação e assusta imaginar que tais acusações possam ferir a credibilidade do Núcleo, atingindo de forma injusta pesquisadores, professores, funcionários e a própria Universidade, além de agredir a sociedade e a classe científica”.
O documento ainda destaca a importância do Nupélia, que tem, inclusive, reconhecimento internacional pelas suas relevantes pesquisas e também pelo trabalho social e humano desenvolvido na comunidade de Porto Rico – PR, onde a instituição mantém a Base Avançada de Pesquisa. Finaliza demonstrando a crença de que, não muito longe, a verdade e a Justiça se sobreporão sobre a calúnia e sobre a intempestividade das medidas ainda embrionárias.

Resultado do vestibular

Guirado entrega lista de aprovados para Conegero

O estudante Jad Ramen Kaue Domene obteve o primeiro lugar na classificação geral no 2º Vestibular de 2004 UEM, divulgado, no dia 6. Embora tenha sido o quinto colocado no curso de Medicina, Domene ficou em primeiro na classificação geral pelo fato de ter atingido o maior escore (pontuação) bruto, sem a atribuição de peso das provas.
A UEM divulgou a classificação dos 13.558 inscritos para os 48 cursos de graduação oferecidos pela instituição. O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), João César Guirado, entregou uma cópia do edital para o chefe de gabinete da Reitoria, Celso Conegero, que representava o reitor Gilberto Pavanelli.
O registro e a matrícula dos aprovados devem ser feitos até amanhã (15), de acordo com a escala de curso constante no Manual do Candidato. A convocação dos aprovados em segunda chamada será divulgada, no dia 21 deste mês.

Gabinete odontológico

A UEM recebeu um gabinete odontológico, composto de cadeira, compressor, pontas micromotor e alta rotação e aparelho de raio-X, estimado em torno de R$ 8 mil. Os equipamentos foram adquiridos pelo Programa de Saúde Bucal do Paraná, com recursos do Programa Nacional de Saúde Bucal.
Segundo o superintendente do HUM, Carlos Edmundo Fontes, o novo consultório será inaugurado na próxima segunda-feira, às 16 horas. É uma parceria entre o hospital e o Departamento de Odontologia.
Segundo o coordenador do Programa de Residência Odontológica em Cirurgia Buço-Maxilo-Facial da UEM, Liogi Iwaki Filho, o consultório atenderá casos de emergência, como reimplante dentário, sutura de face, contenção inicial de fratura de face, contenção hemorrágica, drenagem de abscessos, entre outros. O atendimento será feito pelos residentes das três turmas do curso, durante as 24 horas do dia.
O coordenador nacional do Programa de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, está articulando, junto aos ministérios da Educação e da Saúde o reconhecimento e credenciamento da residência odontológica no País. Por enquanto, a especialidade é credenciada somente pelo Conselho Federal de Odontologia. No Brasil, apenas 14 ou 15 cursos estão credenciados, entre eles, o da UEM, que é o único da região Sul.


Acta Scientiarum

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação lançou o número 1, volume 25, da revista Acta Scientiarum, referente ao período janeiro/junho de 2003. A edição traz 35 artigos de professores e pesquisadores ligados à área de Agronomia. A Acta Scientiarum cobre todas as áreas do conhecimento, com artigos em inglês e português. A revista está aceitando artigos para os próximos números. Detalhes na PPG, Bloco 115, ramal 4253.

Revista Espaço Acadêmico

A revista eletrônica Espaço Acadêmico número 35 já está on-line e pode ser acessada pelo endereço www.espacoacademico.com.br. Entre os artigos, estão A doutrina de Segurança Nacional e o Manto dos Atos Institucionais durante a Ditadura Militar, com o professor Angelo Priori; Posso escrever o que penso?, com Antonio Inácio Andrioli; Introdução à Programação Orientada a Objetos, com Antonio Mendes da Silva Filho; e A Sarça Virou Cinzas (da crise do PT), com Henrique Rattner.Cianorte solicita concurso
A Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional (CSD) está fazendo a análise de validade para a execução de um concurso público para prefeitura de Cianorte. A CSD e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários serão os órgãos executores. A coordenação é de Janete Aparecida dos Santos Pereira e Ana Isabel Pereira de Sena.

Cianorte solicita concurso

A Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional (CSD) está fazendo a análise de validade para a execução de um concurso público para prefeitura de Cianorte. A CSD e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários serão os órgãos executores. A coordenação é de Janete Aparecida dos Santos Pereira e Ana Isabel Pereira de Sena.

UEM participa

nO vice-reitor Angelo Priori, a pró-reitora de Ensino, Sônia Benites e o diretor de Assuntos Acadêmicos, Luiz Carlos Correa, estiveram, no dia 12, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, participando do I Fórum de Discussão sobre a Autoconsciência Institucional: expansão, qualidade e avaliação. Priori debateu o tema A qualidade do ensino superior no Brasil e no estado do Paraná, junto com reitores de outras IES.
nA professora Jussara Olivo Rosa Perin, do Instituto de Línguas, participou do International Visitor Program, promovido pelo Departamento de Estado Norte-Americano, por intermédio de seu Bureau de Educação e Cultura, de 7 a 17 de março. O objetivo do programa é promover o entendimento mútuo entre os Estados Unidos e outros países através de programas educacionais e encorajar a criação de laços profissionais entre cidadãos e organizações de todo o mundo. O programa leva aos EUA, anualmente, cerca de 4.500 participantes de diversas partes do mundo.

Teses & Dissertações

Engenharia Química - Estimação de Estado e Controle Ótimo em um Secador Industrial de Gelatina – Análise de Viabilidade Técnica (doutorado). Candidata: Fernanda de Castilhos Corazza. Orientador: Ivo Neitzel (UEM). Co-orientador: Edson Antonio da Silva (Unioeste). Banca: Laércio Ender (DEA/FURB); Osvaldo Vieira (Klabin S/A);Oswaldo Curty da Motta Lima (UEM); Mauro Antônio da Silva Sá Ravagnani (UEM). Data: 26 de abril, às 9 horas, Bloco D-90, sala 109.
Engenharia Química - Purificação e Concentração do Extrato Aquoso de Stévia Rebaudiana Bertoni Através dos Processos com Zeólitas e Membranas (doutora-do).Candidata: Suzana Rezende Lemanski. Orientadora: Rosângela Bergamasco (UEM). Co-orientador: Cid Marcos Gonçalves Andrade (UEM). Banca: Leila Peres (Unicamp); Fátima de Jesus Bassetti (Cefet/PR); Marcelino Luiz Gimenes e Sueli Teresa Davantel de Barros (UEM). Data: 29 de abril, às 9 horas, Bloco D-90, sala 109.
Letras - Concepções de Língua/Linguagem nas Páginas da Revista Veja (mestrado). Candidata: Tânia Braga Guimarães. Orientadora: Marilurdes Zanini (UEM). Banca: Sonia Aparecida Lopes Benites (UEM) e Ingedore Grunfeld Vilaça Koch (Unicamp). Data: 14 de abril, às 15 horas, no Bloco G-34.
Ciências da Computação – Ferramenta para Desenvolvimento de Apliações e Análise de Desempenho de Arquiteturas Paralelas (mestrado). Candidato: André Luiz Sandri. Orientador: João Angelo Martini (UEM). Banca: Marcos Antônio Cavenaghi (Unesp) e Ronaldo Augusto de Lara Gonçalves (UEM). Data: 30 de abril, às 10 horas, Auditório do CTC, Bloco C-67.
Ciências da Computação – Previsão de Desvios em Arquiteturas Superescalares Baseada na Probabilidade de Ocorrência de Padrões de Desvios (mestrado). Candidata: Zenaide Carvalho da Silva. Orientador: Ronaldo Augusto de Lara Gonçalves (UEM). Banca: Marcos Antônio Cavenaghi (Unesp) e João Angelo Martini (UEM). Data: 30 de abril, às 14 horas, Auditório do CTC, Bloco C-67.

Classificados

Confira os classificados desta semana na página www.informativo.uem.br.

Eventos externos

A 3ª Jornada do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos será realizada de 14 a 17 deste mês, no Rio de Janeiro. Serão debatidos temas relacionados com a resistência ao desejo e o desejo de resistência. Fone (21) 2257-9454, site www.ebep.org.br.
A Sociedade Médica promove Toda Quinta Tem, sempre às 20 horas. Amanhã (15), o grupo Chapéu de Couro apresenta músicas do estilo forró. No dia 22, haverá debate sobre “A Cultura na Mídia”, com participação de jornalistas, artistas, professores e empresários da comunicação. No dia 29, haverá dança e sapateado, com a Companhia Tap Trianon e direção de Flor Duarte.
A Crescer Eventos e Consultoria realiza, em Maringá, o curso de Gestão Administrativa para Farmacêuticos; e o de Atualização em Manipulação Farmacêutica. Informações e inscrições (43) 3347-7758, site www.crescereventos.com.br.
O XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa será realizado de 22 a 25 de julho, em São Paulo. Serão aceitos trabalhos sobre projetos e/ou relato de experiências de cooperação acadêmica entre países lusófonos apresentados por acadêmicos, sob a forma de painel. O prazo para inscrição dos trabalhos vai até 31 de maio. Site: www.ccint.usp.br/aulp.
A USP sedia, de 22 a 25/7, o 14º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. O evento tem como principal objetivo promover a efetiva cooperação acadêmica entre as universidades membros da entidade e outras de língua portuguesa. Site www.ccint.usp.br/aulp.

Encontro de Economia

A organização do VII Encontro de Economia da Região Sul (Anpec Sul-2004) informa que aceita, até 30 deste mês, a inscrição de trabalhos. As normas para envio dos artigos estão disponíveis para consulta no site www.pme.uem.br. Serão aceitos artigos nas seguintes áreas: Trabalho, pobreza, desenvolvimento regional; Macroeconomia, internacional, finanças públicas e escolha pública; Microeconomia, industrial, economia agrária e recursos naturais; Metodologia, história do pensamento econômico e economia política; Econometria e economia matemática. Outras informações no Programa de Pós-Graduação em Economia, Bloco D-34, ramal 4387.


Ferrarini (ao centro) solicitou
nova turma do curso

Curso a distância

A Prefeitura de Cidade Gaúcha solicitou que a UEM mantenha, para 2005, o curso de ensino a distância para capacitar professores da rede estadual de ensino daquela região. O pedido foi manifestado pelo prefeito de Cidade Gaúcha, Ideval Santos Ferrarini, na semana passada, quando visitou a UEM, acompanhado da secretária de Educação, Marlene Borsari; e do assessor de Planejamento do Município, José Gilvan de Oliveira. Segundo o prefeito, a demanda para a oferta da segunda turma do curso é grande e compreende não apenas os municípios do pólo da região de Cidade Gaúcha, mas de outros municípios.
O reitor Gilberto Pavanelli, que recepcionou a comitiva, disse que a UEM tem o interesse em dar prosseguimento ao curso. Informou que a Pró-Reitoria de Ensino já instalou uma comissão para avaliar os aspectos pedagógicos e outra para levantar os aspectos administrativos para viabilizar a fundamentação para posterior deliberação dos conselhos superiores da Instituição sobre a criação de nova turma.

Primeira defesa

Lucineide Aparecida Bonassoli é a primeira aluna a defender uma dissertação no Mestrado de Análises Clínicas. A defesa será realizada amanhã (15), às 14 horas, no Bloco I-90. O tema do trabalho é Identificação e Virulência de Leveduras Isoladas de Colonização de Mãos de Hospedeiros Saudáveis.
Na banca estarão os professores doutores Fumie Yamada Ogatta (orientadora, da UEL); André Gasparetto e Inez Estivalet Svidzinski, ambos da UEM.
O mestrado de Análises Clínicas foi aprovado pela Capes em novembro de 2002 e iniciou as atividades em abril de 2003.

Exame de proficiência

O Departamento de Letras (DLE) aceita, até o dia 30, no Bloco G-34, sala 121, inscrições para o exame de proficiência em língua estrangeira. Os idiomas são inglês, francês, espanhol e italiano. As provas serão aplicadas no dia 25 de maio, das 14 às 16 horas, no Bloco E-34, salas 8, 9, 10 e 12. Será permitido o uso de dicionário. A ficha de inscrição e a guia de recolhimento bancário estão disponíveis na página www.dle.uem.br.

Centro de pesquisa de tilápias

A UEM e o Instituto de Tecnologia Agropecuária de Maringá implementarão, na Estação Experimental de Piscicultura da UEM/Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), em Floriano, o primeiro centro da América Latina sobre pesquisa de melhoramento genético de tilápias do Nilo.
O impulso para a realização deste trabalho será dado no dia 23 deste mês, quando a UEM, por meio do Departamento de Zootecnia, assinará um convênio internacional com a World Fish Center, uma entidade não-governamental, com sede na Malásia.
Na ocasião, o coordenador da região Sul, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Luis Alberto Mendonça Sabanay, estará presente para a divulgação do convênio, que será assinado na Reitoria da UEM, às 16 horas. A Seap repassará R$ 135 mil, que serão utilizados para o transporte dos peixes da Malásia (Ásia) até o Distrito de Floriano e para obras de melhorias na estação de piscicultura. Os peixes, da espécie tilápia do Nilo, de linhagem desenvolvida na Malásia, serão doados pela World Fish Center. A ONG também vai oferecer cursos de treinamentos e implementar técnicas de melhoramento genético na estação da UEM.
O Brasil produz, anualmente, cerca de 70 mil toneladas de tilápia do Nilo. O Paraná está entre os maiores produtores de peixes, com mais de 18 mil toneladas, 71% das quais são tilápias.

UEM estuda parceria para estágio

A UEM deverá firmar convênio com a AGCO do Brasil beneficiando alunos dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Mecânica, que poderão fazer estágio na empresa. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a AGCO Brasil fabrica os tratores e colhedeiras Massey Fergusson, além de exportar vários outros equipamentos para países da América Latina e Europa.
Para tornar possível esta parceria, a UEM conta com um Centro de Treinamento em Máquinas Agrícolas localizada na Fazenda Experimental, no Distrito de Iguatemi. Sob a coordenação do professor Raimundo Pinheiro Neto, este centro já vem desenvolvendo treinamento de mecânicos de concessionárias, desde 1992, podendo ser estendido aos alunos dos dois cursos.
No final de março, Pinheiro Neto esteve na sede da empresa junto com os professores Pedro Arroyo e Cleber Santiago para um encontro com o gerente geral da AGCO do Brasil, Júlio Lewandoski. Segundo os professores, a intenção da empresa é criar um programa progressivo de estágios, que se iniciará no primeiro ano de cada curso, com a oferta de treinamentos específicos na área de máquinas agrícolas.

Osvaldo Hidalgo (5º à direita) é o
novo coordenador do ECI

ECI tem novo coordenador

O professor Osvaldo Hidalgo tomou posse, no dia 7, como coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, assumindo o posto no lugar do professor Carlos Sica de Toledo que pediu a exoneração por meio da Portaria 290/2004-GRE. A nomeação de Hidalgo foi oficializada pela Portaria nº 291/2004-GRE.
Ao dar posse ao novo coordenador, o reitor Gilberto Pavanelli destacou a excelente contribuição do professor Hidalgo à frente da Ouvidoria da UEM e falou da expectativa da realização de um bom trabalho, agora como coordenador do ECI. Pavanelli também destacou o bom desempenho do professor Sica.

Laboratório reaproveita água

O Laboratório de Saneamento e Meio Ambiente, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil, idealizou e instalou um sistema de reúso da água utilizada em processos de refrigeração e destilação. Em um ano, com a recuperação da água que passa por três destiladores e três equipamentos que necessitam de água para refrigeração, o laboratório conseguiu a economia de R$ 1.120,00. Nos setores que mantêm aparelhos similares, a economia pode ser maior.
Além do benefício financeiro, há o impacto ambiental minimizando-se os desperdícios de recursos naturais. O DEC encaminhou uma proposta à Reitoria e à Prefeitura do Câmpus, sugerindo a avaliação e a implantação do sistema em todos os laboratórios da UEM que tenham processos de resfriamento e destilação.
O sistema foi introduzido no laboratório em janeiro de 2003, permitindo a reutilização diária de aproximadamente 1800 litros, redirecionados para as instalações sanitárias e a limpeza de pisos. A iniciativa foi transformada em projeto de ensino, no qual, os acadêmicos de Engenharia Civil poderão estudar os procedimentos adotados, avaliando a qualidade da água reutilizada e propondo novos módulos de tratamento para outras finalidades.
Visando ampliar o leque da reutilização da água, o laboratório está na segunda fase do projeto: instalação de dosador de cloro e de filtro e realização de análises físico-química e microbiológica da água. Numa etapa posterior, o objetivo é montar um processo de captação e utilização da água da chuva.


Cursos & Palestras

Segurança Alimentar - Os profissionais da área de Engenharia de Alimentos têm a oportunidade de se reciclar no curso de extensão Segurança de Alimentar. As inscrições estão abertas até 5 de maio. O curso será realizado às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, com disciplinas modulares, entre elas, Microbiologia de Alimentos, Controle e Gestão e Controle Estatístico da Qualidade. Os candidatos serão selecionados por meio de entrevista. Informações pelos ramais 4778 e 4755.

Programa de Alfabetização - A UEM efetuará, até o dia 23, matrículas para o primeiro semestre de 2004 no Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja). Os interessados deverão comparecer no Bloco 6, sala 11, das 13h30 às 17 horas. As aulas começam no dia 26. A idade mínima para se matricular no ensino fundamental é de 15 anos e para o ensino médio é de 18 anos. Os alunos já matriculados deverão comparecer para a renovação de matrícula. Outras informações pelo ramal 4217.

Educação e cultura - O Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcio