Assessoria de Comunicação Social - Ano XIV nº 620 - 10/12 a 16/12/2003

Fórum sobre política pedagógica reúne várias propostas

Sonia Benites abre Fórum de Política de Ensino

Uma grande quantidade de propostas para o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UEM. Este foi o saldo do 5º Fórum de Política de Ensino, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino.
O evento foi aberto, no dia 2, pela pró-reitora, Sônia Benites, que avaliou como positivo o encontro. Os 185 inscritos puderam ter uma noção de como anda a elaboração dos PPIs, em nível nacional, regional e local, e ainda discutir teoricamente o tema com a professora Ilma Passos Alencastro Veiga, pesquisadora associada senior da Universidade de Brasília e do CNPq.
O segundo e último dia do evento contou com a realização de oficinas. Os participantes foram divididos em grupos e propuseram medidas a serem incluídas no PPI da UEM, sobre questões como cotas, ensino à distância, estágio e avaliação institucional, além de apontar o perfil da universidade ideal.
Agora, estas propostas serão organizadas e distribuídas para a comunidade acadêmica. A idéia é que o maior número de pessoas possa avaliar e contribuir com o projeto. Depois disso, serão organizados fóruns temáticos, no sentido de aprovar o PPI, antes de mandá-lo para os conselhos da universidade.
Aliás, os participantes do fórum solicitaram, oficialmente, que a pró-reitora de Ensino solicite ao COU que não aprove a reforma administrativa da UEM, antes que o Projeto Pedagógico Institucional fique pronto, para que medidas de suporte ao PPI possam ser incluídas na reforma.

Concedido primeiro benefício para servidor de obra

Pavanelli, a pensionista Maria Aparecida Valin, Lucília Amaral e Wilder Ribeiro de Morais

Desde a semana passada, a viúva do ex-servidor Manoel Valin de Jesus, dona Maria Aparecida Valin, passou a receber a pensão do marido, incluindo o pagamento dos valores retroativos que somam 1 ano e meio de benefícios desde a morte do servidor.
O caso abre um precedente e pode beneficiar outros servidores que, como o senhor Manoel Valin, foram contratados, entre 1987 e 1991, por meio de regime celetista e por tempo indeterminado, para execução de obras no câmpus. Sem concurso público, esses servidores não eram reconhecidos pelo Estado já que, pela Constituição Federal de 1988, a contratação deve ser feita por meio de concurso público. Por isso a Paraná Previdência não estava concedendo aposentadoria nem pensão para as mulheres dos servidores já falecidos.
Após várias negociações da reitoria e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários com a Secretaria de Estado da Administração e a Paraná Previdência, o quadro começa a se reverter em favor dos servidores. Além do caso do senhor Manoel Valin, há outros seis pedidos de aposentadoria compulsória ou pedidos de pensão do pessoal da UEM tramitando. Tudo indica que, pelo precedente aberto, eles deverão ser solucionados.
Além disso, existem outros 80 servidores que esperam completar o tempo de contribuição para se aposentar. Outras informações pelo ramal 4235, com Wilder ou Célia.

Formandos realizam recital

Será realizado, hoje (10), às 20h30, no auditório da Fundação Luzamor, o recital de formandos do Curso Técnico em Música, oferecido pela Escola de Música.

Vestibular: inscrição até sexta

Sexta-feira, 12, encerra o prazo de inscrições para o 2º Vestibular de 2004. As inscrições poderão ser feitas nas agências da Caixa Econômica Federal ou pela internet no endereço www.uem.br/vestibular.
A taxa é de R$ 90,00, incluindo o manual do candidato. Para este concurso, a UEM está oferecendo 1.619 vagas em 48 cursos de graduação.
As provas serão aplicadas entre 21 e 24 de março. Haverá, ainda, provas de habilidades específicas para os inscritos no curso de música. Outras informações pelo site ou pelo telefone 220-8080.

Boletim não circula durante coletivas

A Assessoria de Comunicação Social informa que não haverá circulação do Boletim Informativo entre as semanas do dia 22 de dezembro e 12 de janeiro. O último boletim do ano será distribuído no dia 17 deste mês e o primeiro de 2004 no dia 21 de janeiro. A ASC solicita que as notas para o boletim do dia 17 sejam encaminhadas, até amanhã, 11, pelo e-mail sec-cim@uem.br. Outras informações pelo ramal 4213.

Missa em Ação de Graças

A Diretoria de Serviços e Manutenção comunica a realização de uma missa em Ação de Graças. A celebração será amanhã (11), às 8 horas, no Restaurante Universitário. Toda a comunidade está convidada.

Café da Manhã no HUM

O HUM e a Associação dos Amigos do Hospital Universitário irão oferecer um café da manhã para os servidores do hospital em comemoração ao Natal e Ano Novo. O café será servido nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. A iniciativa é uma forma de agradecimento dos organizadores aos servidores do HUM e tem parceria do Sindicato Rural de Maringá.

Apresentações da Escola de Música

 

Crianças da EMU no Luzamor

No dia 3, a Orquestra Experimental da Escola de Música da UEM se apresentou na Mostra Cultural do Colégio Marista de Maringá. Os alunos da Escola da Música foram convidados pelo colégio e tocaram viola e violão, sob coordenação da professora Patrícia Mertzig. A orquestra é o resultado de um ano de trabalho da professora com os alunos do curso de extensão da Primeira Oficina da Escola de Música.
No dia 4, a EMU realizou a I Mostra da Oficina de Musicalização Infantil. O evento foi no anfiteatro Luzamor e reuniu 62 crianças que apresentarm composições próprias.


Teses & Dissertações

Geografia – Gestão Ambiental Municipal: o licenciamento como ferramenta de controle para o município de Maringá-PR (mestrado). Candidata: Lídia Maria da Fonseca Marostica. Orientador: Generoso De Angelis Neto (UEM). Banca: Bruno Luiz Domingos De Angelis (UEM); Yoshya Nakagawara (UEL). Dia 4 de dezembro.

Geografia – Estudo Fitossociológico da Vegetação do Cerrado de Campo Mourão (mestrado). Candidata: Lucimara Liberali. Orientador: Messias Modesto dos Passos (UEM). Banca: Valdovino Damásio dos Santos (UEM); Margareth Cristiane de Castro Trindade Amorim (Unesp). Hoje, 10, às 14 horas, no Bloco H-35, sala 7.

Ciências Biológicas – Segregação Mitótica Espontânea e Induzida pelo Digluconato de Clorexidina nos Ciclos Parassexual e Parassexual com Permeiose em Aspergillus nidulans (mestrado). Candidato: Saulo Ancelmo de Souza Júnior. Orientadora: Marialba de Castro Prado (DBC). Banca: Hélio Conte (DBC) e Maria Suely Pagliarini. Dia 2 de dezembro.

Física – Utilização de Técnicas Fototér–micas na Determinação de Propriedades Ópticas e Térmicas de Polímeros Tingidos (doutorado). Candidata: Laudileni Olenka. Orientador: Antônio Carlos Bento (UEM). Banca: Helion Vargas (UENF); Antônio Ferreira da Silva (UFBA); Mauro Luciano Baesso (UEM); Antonio Medina Neto (UEM). Amanhã, 11, às 14 horas, no anfiteatro do Bloco C-67.

Economia - Um Estudo sobre a (Des)concentração Industrial no Paraná na Década de 90 (mestrado). Candidato: Eduardo Bolicenha Simm. Orientador: Alexandre Florindo Alves (UEM). Banca: Rossana Lott Rodrigues (UEL); Neio Lúcio Peres Gualda (UEM); Dia 5 de dezembro.

Economia
- Determinantes de Rendimento do Trabalhador da Região Sul do Brasil: 1992-2001 (mestrado). Candidata: Flávia Verusca Buturi Monarin. Orientadora: Marina Silva da Cunha (UEM). Banca: Jefferson Staduto (Unioeste); Alexandre Florindo Alves (UEM). Dia 8 de dezembro.

Economia - Educação e Crescimento Econômico: um estudo cross-section das microrregiões cearenses (mestrado). Candidato: Reny Ítalo de Oliveira Pereira. Orientadora: Marina Silva da Cunha (UEM). Banca: Umberto Antonio Sesso Filho (UEL); Joilson Dias (UEM). Dia 16 de dezembro, às 14 horas, no Bloco D-34, sala 120b.

Economia - Reforma Agrária e Desenvolvimento Socioeconômico no Município de Querência do Norte - Estado Do Paraná (mestrado). Candidato: Paulo Bento da Silva. Orientadora: Amália Maria Goldberg Godoy (UEM). Banca: Francisco de Assis Mendonça (UFPR)); Jaime Graciano Trintin (UEM). Dia 18 de dezembro, às 14 horas, no Bloco D-34, sala 120b.

Economia - Cluster Agroindustrial: Fortalecimento e Competitividade para a Cadeia Suinícola do Município de Toledo (mestrado). Candidata: Diane Aparecida Ostroski. Orientador: Natalino Henrique Medeiros (UEM). Banca: Renato de Castro Garcia, (USP); Jucélio Kretzer (UEM). Dia 19 de dezembro, às 10 horas, no Bloco D-34, sala 120b.

Economia - Teorias de Supervisão e Regulação Bancárias e suas Aplicações no Brasil (mestrado). Candidato: Alessandro Alcino da Silva. Orientador: Banca: Marcos José Rodrigues Torres (Unama); Alexandre Florindo Alves (UEM). Dia 19 de dezembro, às 8 horas, no Bloco C-23, sala 13.

Economia - A Dolarização como Alternativa para a Adoção de um Regime Cambial (mestrado). Candidata: Karlin Saori Ishii. Orientador: Marcos Roberto Vasconcelos (UEM). Banca: Marcos José Rodrigues Torres (Unama); Marina Silva da Cunha (UEM). Dia 19 de dezembro, às 10h30, no Bloco C-23, sala 13.

Química – Caracterização Físico-Química e Perfil de Ácidos Graxos de Leite de Cabras Saanen, Alimentadas com Rações Enriquecidas com Diferentes Óleos Vegetais (mestrado). Candidato: Nilson Marcos Tazinafo. Orientador: Makoto Matsushita (UEM). Banca: Dilson Norio Ishikawa (UEL) e Francisco de Assis Macedo (UEM). Dia 12, às 9 horas, no Bloco 23, sala 3.

Química – Estudo Químico, Análise Toxicológica Aguda e Avaliação da Atividade Antimicrobiana e Antiedematogênica da Espécie Vegetal Tillandsia Streptocarpa (Bromeliaceae)(mestrado). Candidata: Rosemeres Horwat Delaporte. Orientadora: Maria Helena Sarragiotto (UEM). Banca: Ana Luísa Lacava Lordello (UFPR) e Clara Megume Abe Tanaka (UEM). Dia 18, às 9 horas, no Bloco 23, sala 3.

Letras – Análise Espectográfica da Fala de Crianças com trocas Grafêmicas nos Plosivos Surdos e Sonoros (mestrado). Candidata: Ana Paula Sanches. Orientador: José Roque Aguirra Roncari (UEM). Banca: Maria Regina Pante (UEM), Maurício Brito de Carvalho (UniRio). Dia 16, às 9 horas, no Bloco G-34, sala 203.

Primeiros Socorros

Servidores, alunos e estagiários em treinamento

O Nupélia e a PRH ofereceram o curso Primeiros Socorros e Procedimentos Administrativos, realizado em novembro. O objetivo do treinamento foi instruir servidores, alunos e estagiários participantes de atividades laboratoriais e de campo, pertinentes ao desenvolvimento dos projetos de pesquisas em andamento.

Cooperação Internacional

Relações Exteriores Italiana: oferece bolsas de estudo para cursos de pós-graduação, pesquisas, e de língua e cultura italiana. Outras informações no site www.murst.it.
Programa Alban: lança segunda convocação para bolsas de pós-graduação em países da União Européia, com inscrições até janeiro. Outras informações pelo site www.programalban.org.
University College London: está oferecendo bolsas de estudo em programas de estudo e pesquisas. Informações no site www.ucl.ac.uk/scholarships.

Errata

Ao contrário do que foi publicado no Boletim Informativo nº 619, na nota intitulada Curso de Bombas Hidráulicas, o referido curso foi ministrado no laboratório de bombas do Centro Técnico de Irrigação, na UEM, e não em Santa Catarina, conforme diz aquele texto. O laboratório, vale reforçar, foi totalmente estruturado pela empresa Schneider MotoBombas como, aliás, este infomativo já noticiou à época de sua inauguração. Outra informação é que o curso foi oferecido para cinco turmas distintas.

Classificados

Confira os classificados desta semana na página www.informativo.uem.br/classificados.htm.


Avança negociação sobre os novos cursos

Entre os aprovados nos dois vestibulares de 2004, cerca de 800 serão alunos dos novos cursos

O reitor, Gilberto Pavanelli, voltou otimista da reunião com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldair Rizzi, realizada no dia 2, em Curitiba. No encontro, foi discutida a situação dos 20 novos cursos da UEM, incluindo a suposta irregularidade destes cursos.
“Apresentamos uma vasta documentação, incluindo os projetos pedagógicos, comprovando a legitimidade do processo”, destacou o reitor, lembrando que os cursos em questão foram aprovados pelos conselhos superiores da UEM, recebendo a dotação orçamentária do governo, cumprindo o trâmite exigido nesses casos.
“Uma prova irrefutável da legitimidade é a própria dotação orçamentária pela Assembléia Legislativa”, exem–plificou Pavanelli. Outro fato relevante é que, entre os 20 novos cursos, pelo menos um foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, que é o curso de Secretariado Executivo Trilíngüe. Além disso, outros três (Estatística, Ciências Sociais e Filosofia), já têm seu processo de reconhecimento enviado à Seti. “Como um curso já reconhecido pelos órgãos competentes do governo pode ser irregular?”, indaga o reitor.
Para ele, o secretário ficou convencido de que não existiram irregularidades na implantação e se comprometeu em defender a manutenção dos cursos.
Também participaram da reunião, o assessor de Planejamento, professor José Roberto Pinheiro de Melo e os três membros do Conselho de Administração, que estão diretamente ligados aos departamentos onde funcionam os novos cursos. São eles Francisco Ladaga, diretor do Centro de Tecnologia, William Carvalho Nunes, diretor do Centro de Ciências Agrárias, e Sezinando Luiz Menezes, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. “A presença dos diretores tem sido fundamental na discussão desse processo já que eles também estiveram envolvidos na criação dos cursos”, declarou Pavanelli.
O reitor ainda elogiou a mobilização dos alunos que estão colhendo assinaturas para serem entregues ao governador. “É um reforço muito grande que a administração da UEM recebe. Creio que a somatória de esforços seja importante para sensibilizar o nosso governador” destacou.
Segundo o reitor, deverá ser marcada uma nova reunião com o secretário Aldair Rizzi para apresentar alguns ajustes, principalmente, redimensionando custos, a pedido do próprio secretário. É consenso que esses redimen-sionamentos podem ser feitos, num primeiro momento, sem prejudicar a qualidades dos cursos. Os recursos pendentes serão negociados posteriormente.
Entregue o documento, haverá uma reunião definitiva para determinar os recursos que a Seti poderá liberar, bem como a contratação de docentes. “Todo esse material será, então, encaminhado ao governador e aí, tentaremos uma audiência para consolidar, de uma vez, a situação dos novos cursos”, concluiu o reitor.

Justiça Federal doa livros para curso de Direito

Reitor discursa na solenidade

Cerca de 400 obras, adquiridas com recursos arrecadados durante a 2ª Jornada da Justiça Federal, foram doadas para a biblioteca do curso de Direito da UEM. A doação foi anunciada durante a solenidade de instalação da Vara de Juizado Especial para Ações Previdenciárias, na Justiça Federal de Maringá, no dia 1º deste mês.

PJU divulga novas leis

A Procuradoria Jurídica faz um alerta aos órgãos da universidade lembrando que o governo do Estado publicou, no mês de novembro, leis que afetam o funcionamento da instituição e precisam da atenção dos servidores, no sentido de cumpri-las.
A primeira é a Lei 14.165/2003, que dispõe sobre a exigência de atendimento prioritário a portadores de deficiência, e a Lei 14.193/2003, que atribui atendimento diferenciado a pessoas com mais de 60 anos.
Outra lei que merece a atenção da comunidade universitária é a de nº 14.166/2003, que dispõe sobre o combate ao racismo no Paraná, assegurando direitos específicos às pessoas negras. Entre eles estão: representação proporcional em órgãos do Estado e igualdade de oportunidade e tratamento nas políticas públicas. Além disso, a lei institui no calendário oficial do Paraná o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Novo sistema de matrícula

Márcio Martelozzi, mestrando em Ciência da Computação, e servidor do NPD, está trabalhando em um novo sistema de matrícula para instituições de ensino superior com base nos parâmetros da UEM. Sob a orientação do professor Ademir Aparecido Constantino, Martelozzi está trabalhando no sistema usando técnicas heurísticas e programação linear inteira. As principais contribuições do sistema são a minimização do número de alunos com conflito de horário em disciplinas com dependências e a distribuição eqüitativa do tamanho das turmas, entre outras vantagens.
A agilidade é outra vantagem do sistema, que pode ser executado até 60 vezes mais rápido que um sistema usando técnicas convencionais de programação. O novo método está, ainda, em fase de testes, segundo o professor Constantino, mas ele adianta que o sistema tem um grande potencial e pode auxiliar na operacionalização do processo de matrícula.

Evento aborda oportunidades no setor têxtil

Com o apoio da UEM e de outras entidades, foi realizado, ontem, em Goioerê, o evento Tecendo Oportunidades: o setor têxtil de olho no futuro.
Destinado a empresários, gerentes e profissionais do setor têxtil, poder público e entidades voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, o encontro teve como objetivos apresentar estratégias de cooperação, interação e aprendizagem, por meio da organização produtiva local.
Simultaneamente ao evento, foi realizado, no Câmpus Regional de Goioerê, o salão de exposições de trabalhos acadêmicos, com a apresentação de cinco projetos científicos pelos formandos do curso de Engenharia Têxtil.

PJU se adequa às férias forenses

A partir de 2004, a Procuradoria Jurídica estará adequando as férias dos advogados da PJU às férias forenses. Desta maneira, a procuradoria solicita a compreensão da comunidade quanto aos atendimentos informando que, em janeiro, será dada prioridade à administração central e aos casos de urgência. Em fevereiro, o atendimento volta ao normal.


Debate sobre Terceiro Planalto Paranense

Reitor Gilberto Pavanelli abre o EnGEOpar 2003

Cerca de 100 pessoas, envolvendo, principalmente, estudantes, além de profissionais de várias cidades do Estado, incluindo Curitiba e Londrina, participaram do 1º Encontro Geotécnico do Terceiro Planalto Paranaense, aberto, no dia 4, no Nupélia.
O evento, que seguiu até o dia 5, discutiu os conhecimentos geotécnicos acumulados na região do Terceiro Planalto Paranaense, desde sua ocupação, para torná-los acessíveis à comunidade técnica. O encontro também visou a introdução e consolidação de novas técnicas nas áreas de investigação e controle de qualidade de obras geotécnicas.
O Terceiro Planalto Paranaense compreende a faixa territorial localizada entre Londrina e Cascavel, abrangendo as regiões Norte e Noroeste do Estado.
Na solenidade de abertura, o coordenador geral do evento, Antonio Belincanta, frisou que a região é muito vasta e rica, abrigando várias obras de engenharia. Ele destacou a importância do encontro e da parceria entre várias universidades, empresas e entidades na realização do evento.
O reitor, Gilberto Pavanelli, lembrou que o encontro constitui um espaço para reflexão, troca de experiências e a divulgação de pesquisas. O encontro foi promovido pela UEM (por meio dos Departamentos de Engenharia Civil e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia), UEL e Unioeste, com apoio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Ceal, Fundação Araucária, Sindicato da Indústria da Construção Civil, In Situ e Solo Sondagem e Construções Ltda.

Grupo de estudos da religião

Estudar todo o tipo de fenômeno religioso, desenvolvendo pesquisas e debates. Estes são os objetivos do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades, coordenado pela professora Solange David, do Departamento de História.
Segundo a professora, o estudo das manifestações religiosas pode falar muito sobre a cultura de um povo. Hoje, participam da iniciativa cerca de 30 acadêmicos dos cursos de História, Ciências Sociais e Letras, entre alunos da graduação e pós-graduação, além da antropóloga e professora Eliane Sebeika Rapchan, do Departamento de Ciências Sociais. Por meio de leituras de textos específicos e reuniões semanais, diversas pesquisas estão sendo desenvolvidas e projetos colocados em funcionamento.
Um destes projetos é o de Mapeamento do Campo Religioso em Maringá, que está em fase de viabilização por meio de uma parceria entre o Laboratório e o curso de Teologia do Cesumar. “Uma pesquisa de campo vai nos ajudar a levantar e cadastrar todos os grupos religiosos que atuam em Maringá. Vamos traçar um perfil fiel das manifestações religiosas da cidade”, explicou Solange David.
A professora ainda coordena um grupo de pesquisa, vinculado ao CNPq, de História Religiosa e das Religiões, que trabalha em parceria com outras instituições de ensino
As reuniões acontecem às quartas-feiras, das 18 às 19h30, e às quintas, das 14 às 16 horas, na sala 9, do Bloco 4. O ramal é o 4524.

FEI comercializa produtos

A Fazenda Experimental da UEM mantém um posto de venda no câmpus sede, onde comercializa mercadorias produzidas na própria FEI.
O atendimento é de segunda à sexta, no posto de vendas que fica no Bloco 6, ao lado da Afuem. O horário de atendimento foi ampliado: das 8 às 11 horas e das 12 às 16 horas. Vale destacar, ainda, que o posto de vendas permanecerá aberto durante o período das férias coletivas da UEM, que vai de 26 de dezembro à 9 de janeiro.

Professores apresentam trabalho nos Estados Unidos

Pedro e Maria Celeste (à esquerda) nos EUA

Os professores Maria Celeste Gonçalves Vidigal e Pedro Soares Vidigal Filho, do Departamento de Agronomia, participaram, em novembro, em Sacramento, Califórnia (Estados Unidos), do 18º Bean Improvement Cooperative Meeting, que reuniu cerca de 150 professores/pesquisadores da cultura do feijão, provenientes de diversos países. Maria Celete e Pedro apresentaram, respectivamente, sob forma oral, os trabalhos intitulados Inheritance of anthracnose resistance in the common bean cultivar Widusa e Sources of resistance to Colletotrichum lindemuthianum in traditional common bean cultivars from Paraná, Brazil, os quais fazem parte dos seus trabalhos de pesquisas no estágio de Pós-Doutorado realizado durante o período de 2002/2003 na Michigan State University-EUA. Os dois professores desenvolvem pesquisas em Melhoramento Genético do Feijoeiro, visando a resistência à antracnose, uma das doenças mais importantes desta cultura.

Aduem comemora 25 anos de criação

Membros da diretoria cortam o bolo dos 25 anos

Numa solenidade realizada, no dia 4, a Aduem comemorou os 25 anos de criação da entidade. Em discurso, a professora Carmem da Rocha, atual presidente da associação, fez um histórico da entidade, enaltecendo sua importância e festejando seus 25 anos de existência.
Depois, foram homenageados todos os membros fundadores da Aduem, desde sua primeira presidente, a professora Nadir Cancian, já falecida. A homenagem foi recebida pela professora Lia Sambatti.
Em seguida, a professora Neusa Altoé, ex-reitora da UEM, foi homenageada por ter sido grande incentivadora da associação. Carmem Rocha também recebeu a homenagem como atual presidente e pela atuação em prol do crescimento da Aduem.
A professora Verônica Elisa Vicentini foi a mestre de cerimônia. Em seu discurso ressaltou a importância da participação da mulher na Aduem.
A solenidade teve, ainda, duas apresentações artísticas. Ao final, foi descerrada uma placa comemorativa dos 25 anos da Aduem.


Semana das Engenharias promoveu intercâmbio

Com cerca 415 acadêmicos inscritos, além do envolvimento de 15 professores e 3 técnicos-administrativos da UEM, e outros 47 participantes, de outras instituições de ensino superior e de indústrias locais, entre ministrantes de cursos, palestrantes e debatedores, foi realizada a 2ª Semana dos Cursos da Engenharia.
O evento, de 1º a 5, proporcionou aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Mecânica, Produção e de Alimentos, um fórum de discussão sobre assuntos de interesse dos cursos.
Além disso, discutiu o mercado de trabalho e inovações tecnológicas inerentes a cada uma das modalidades de engenharia envolvidas no evento.
A 2ª Semana dos Cursos da Engenharia ofereceu 22 minicursos (3 deles na área de Engenharia Mecânica,  6 na área de Engenharia Química, 11 na área de Engenharia de Alimentos e 2 na área de Engenharia de Produção).
Também foram oferecidas 16 palestras e 4 mesas-redondas.

Farmácia fecha para balanço

A Farmácia Ensino ficará fechada, no período de 16 de dezembro a 9 de janeiro, para balanço anual, contagem do estoque e férias coletivas. Por isso, as compras feitas a partir do dia 10 deste mês só serão descontadas do salário de janeiro.

UEM pára no dia 24

Não haverá expediente na UEM na véspera de Natal. Uma portaria, assinada pelo reitor, dispensa as atividades técnico-administrativas e docentes no dia 24. A medida não abrange os setores e atividades que, por sua natureza, não admitem paralisação. Neste caso, deverá ser feita escala de reve–zamento com compensação, exceto para os servidores que trabalham em escala de plantão.

Nova proposta para curso do DAD

Professores debatem novo projeto pedagógico

Os professores do Departamento de Administração se reuniram, no último dia 28, no Golden Ingá, para discussão e deliberação a respeito do novo projeto pedagógico do curso de Administração. O trabalho é resultado dos estudos e proposições realizados por uma comissão formada pelos professores José Paulo de Souza, Eliza Bernardo Rocha, Elisa Ichikawa e Rosângela Rodrigues. Conforme o novo projeto, o curso de Administração passa a ter duração de quatro anos e não mais de cinco.

Evento festeja 30 anos do curso de Farmácia e Farmacologia

Pró-reitor de Admnistração Romildo de Oliveira Moraes, representando o reitor, abre Semana de Farmácia

Cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais, participaram da 17ª Semana de Integração de Farmácia, com o tema central Nossa Pérola, realizada de 1º a 5 em comemoração aos 30 anos do curso de Farmácia e Farmacologia.
Registrando o expressivo envolvimento dos alunos em todas as etapas da organização do evento, o encontro se constituiu em um fórum de discussões sobre atenção especial a diversos tipos de pacientes, plantas medicinais e montagem de estruturas de manipulação.
O evento também abordou temas polêmicos, como é o caso da exigência do exame de proficiência farmacêutica para o exercício profissional.
A promoção foi do Departamento de Farmácia e Farmacologia e do Departamento de Análises Clínicas, e a organização do Centro Acadêmico de Farmácia Euclides Scalco.

Entrega de vale transporte

A Diretoria de Pessoal informa que, em função das férias coletivas, o calendário de entrega de vale transporte para o próximo mês será no dia 16 de janeiro. Confira na tabela abaixo o calendário de entrega para todo o ano de 2004.

MESES
DIAS
Janeiro
16
Fevereiro
10
Março
10
Abril
8
Maio
10
Junho
9
Julho
9
Agosto
10
Setembro
10
Outubro
11
Novembro
10
Dezembro
8

Regularização de cargos

A proposta de regularização de 17.033 cargos de professor de ensino superior e de agente universitário nas cinco universidades e doze faculdades estaduais foi encaminhada pelo governador Roberto Requião, no dia 2, à Assembléia Legislativa. Segundo expectativa do governo, a proposta deverá ser votada esta semana.
A medida, que era aguardada há vários anos pela comunidade acadêmica, põe ordem numa situação que vinha se arrastando há cerca de dez anos. As leis criadas nesse período, dispondo sobre regime de trabalho e plano de carreira do pessoal do ensino superior, não quantificaram os cargos necessários.
Por conta desta situação, desde 1999 o Tribunal de Contas do Estado vinha alertando as instituições de ensino superior para a necessidade de regularização dos cargos. Em 2001, por exemplo, o órgão fiscalizador constatou a inexistência de cerca de 10 mil cargos, efetivos e comissionados, ocupados por professores e servidores, dando prazo até 31 de maio daquele ano para que a situação fosse sanada, sob pena de sanções.
”O Tribunal de Contas vinha impugnando as contas das instituições”, conta o reitor, Gilberto Pavanelli. “A regularização coloca um ponto final nessa situação porque os cargos passam a estar de acordo com a legislação”, completou.

Confraternização será no sábado

Os servidores têm até sexta-feira (12) para retirar, pessoalmente, o ticket “Vale-Fest”, para participar da Festa dos Servidores da UEM, que será no sábado. Os vales devem ser retirados na Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), no Bloco 104, sala 2.


Pós-Graduação

Análises Clínicas - Serão realizadas, no período de 26 de janeiro a 13 de fevereiro, as inscrições para o curso de Especialização em Análises Clínicas. Com 378 horas de duração, o curso terá área de concentração em Diagnóstico Laboratorial em Doenças Infecciosas e Não Infecciosas, com ênfase em diagnóstico laboratorial.
As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados, com início em 5 de março. Outras informações pelos ramais 4350 e 4805 ou no site www.dac.uem.br.

Automação Industrial - Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para a turma 3 do curso de Especialização em Automação Industrial, promovido pelo Departamento de Engenharia Química.
O objetivo principal é capacitar recursos humanos para dar suporte aos processos de automação das empresas da região. É dirigido a graduados nas engenharias Química, Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Civil, entre outras áreas afins. Outras informações pelos ramais 4755 e 4778.

Cursos & Palestras

Comte e Positivismo - O Departamento de Fundamentos da Educação promove, no sábado (13), o minicurso Introdução ao Pensamento de Auguste Comte e o Positivismo, que será ministrado pelo professor Sérgio Tiski, no anfiteatro Ney Marques.
As inscrições devem ser feitas, até sexta-feira, na secretaria do Departamento, no Bloco H-35, sala 9. Informações adicionais pelo ramal 4339.

Colégio agrícola
- O Colégio Agrícola, instalado no Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, está oferecendo o Curso Técnico em Agropecuária. São 90 vagas destinadas à população da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) e de todo o Estado e as inscrições serão aceitas até 16 de janeiro. Podem se inscrever, quem tiver concluído a oitava série do ensino fundamental. De 19 a 23 de janeiro, caso as inscrições excedam o número de vagas ofertadas, será feita a seleção dos candidatos. Outras informações pelos ramais 4367 e 4454, ou pelo telefone (44) 429-1210, em Diamante do Norte.

Residência médica
- Termina, na sexta-feira (12), o prazo de inscrição para Residência Médica, nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, pediatria, psiquiatria e obstetrícia e ginecologia.
Os candidatos devem se inscrever no Departamento de Medicina. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19. Outras informações pelo telefone 225-8484, ramais 219 e 281, ou no site www.dmd.uem.br.

Bioinformática
- O professor Wilson Araújo da Silva Júnior, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, ministra, nos dias 18 e 19 deste mês, o Curso de Bioinformática. A coordenação é dos professores Ricardo Rodrigues Ciferri, do Departamento de Informática, e Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Biologia Celular e Genética.
As inscrições serão aceitas, até segunda-feira (15), no DIN ou no DBC, Blocos 19 e H-67, respectivamente. Outras informações pelo site www.dbc.uem.br/extensao.htm.

Paulicéia Desvairada
- A professora Telê Ancona Lopez, do Instituto de Estudos Brasileiros, da USP, irá proferir, na segunda-feira, 15, a partir das 19h30, no anfiteatro Ney Marques, a palestra Paulicéia Desvairada no Modernismo do Brasil.
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, das 13h30 às 22 horas, na secretaria do Departamento de Letras, Bloco G-34. A taxa é de R$ 5,00 e as vagas são limitadas. Informações adicionais pelo ramal 4289.

Cultura

Mostra de artes plásticas – Sexta-feira, 12, é o último dia para conferir a mostra de artes visuais Ícones – Leituras da Alma. A exposição está montada no Museu da Bacia do Paraná e traz trabalhos recentes produzidos pelo Grupo Apis (Artes Plásticas e Industriais). O horário de visitação vai das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Seminário discute adulteração em gasolina

O Programa de Pós-Graduação em Física promove, amanhã, 11, às 10 horas, no anfiteatro C-67, um seminário sobre Aplicação de Técnicas Fototérmicas ao Estudo de Adulteração em Gasolina.
A aplicação de técnicas fototérmicas consiste na utilização de laser para aquecer o meio (líquido, sólido ou gasoso) e, a partir do aquecimento, obter informações físicas e químicas . O seminário será ministrado por Helion Vargas, ex-professor da Unicamp e atual professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Outras informações pelo ramal 4330.

Workshop destaca importância do empreendedorismo

Com uma programação variada, no total de oito palestras e uma mesa-redonda, foi realizado o Workshop Empreendedorismo e Tecnologia, em Umuarama.
O evento discutiu temas como perspectiva de crescimento econômico e social de Umuarama, pré-Incubação como ação de estruturação na área de empreendedorismo e empregabilidade, entre outros.
O evento contou com a participação de professores, técnico-administrativos, alunos e a comunidade em geral. O Sebrae, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e a Associação Comercial e Industrial de Umuarama ajudaram a patrocinar e bancar a vinda dos palestrantes. Além da UEM, que promoveu o evento por meio do Centro de Tecnologia, o workshop teve a realização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná e do Sebrae.

Seminário discute a saúde do homem

Mesa principal de abertura do seminário

O 4º Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde, realizado junto com a 12ª Semana Acadêmica de Enfermagem, reuniu 427 participante.
Com o tema central A Saúde do Homem na Perspectiva do Novo Milênio, o evento ofereceu 14 minicursos. O seminário contou com 7 professores convidados. A conferência de abertura, sobre o tema central do evento, foi proferida por Dário Frederico Pasche, assessor do secretário-executivo do Ministério da Saúde.
Também foram apresentados, durante o seminário, 270 trabalhos científicos.
O evento teve a promoção do CCS, com patrocínio da Fundação Araucária, e apoio dos seguintes departamentos: DAC, DEF, DEN, DFF, DMD e DOD.